A Hora do Livro

  "Você é linda sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar só um presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da confiança. Ou isso ou uma vela perfumada."

UM DIA

David Nicholls

Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida. 

  Em e Dex, Dex e Em... "A melhor história de amor atemporal para aqueles que sempre desejaram ter alguém que nunca tiveram." - Adele Parks. Se eu não fosse cético diria que li Um Dia essa semana não só porque o autor era europeu e eu precisava ler algum livro assim esse mês, mas porque o destino queria que eu soubesse certas coisas sobre o amor que eu pensei que fosse impossível de sentir. 
  É inacreditável como algo pode ser tão bem escrito e tão tocante, o fato é que Um Dia é tudo isso e muito mais. Tinha lido várias resenhas positivas sobre ele e realmente fiquei muito interessado em lê-lo e quando vi a capa do filme eu tive certeza que era hora de comprá-lo. Então o fiz e garanto que foi o dinheiro mais bem gasto da minha vida. Nicholls com sua genialidade sem tamanho criou uma forma de prender o leitor a uma bela história contando capítulo a capítulo como está a vida de Dex e Em no aniversário do dia em que se conheceram. Nunca tinha visto algo igual.   Brilhante! O rumo que as coisas seguem também é demais, surpreendente e imprevisível.


  Duas pessoas que são tão reais que você esquece que eles são apenas personagens e começa a se identificar com eles. Sentir o que eles sentem e se imaginar no lugar deles. Uma pergunta sempre surge: O que eu faria se fosse Dexter? Ou ainda, o que eu faria se fosse a Emma? O melhor de tudo isso é que a história é contada em terceira pessoa, mas mesmo assim ela faz parte do leitor e é como se o leitor fizesse parte da história. 
  Realmente é difícil resumir tudo o que esse livro pode despertar em quem o lê, mas não posso esquecer de dizer que ele com certeza fará você pensar sobre a sua vida e sobre a sua história de amor. Ele é simplesmente maravilhoso. A capa é linda, mesmo a que não é do filme, a diagramação perfeita, a história é demais e a narrativa é empolgante. É engraçado, romântico e real. Já disseram que não existe livro perfeito, mas com certeza eles não conheciam Um Dia. Recomendo-o de verdade. O melhor livro que já li. 





Colaborador: Felipe Santos (A Hora do Livro)

0 comentários:

Postar um comentário